10/12/2019

Muito se fala na importância da atividade física antes e durante a gestação, como uma forma de preparar e cuidar do corpo para o momento tão intenso de ganho de peso e do parto.

E de fato, é muito importante, porém, o pós-parto merece uma atenção especial, onde a atividade física poderá contribuir para além da parte física.

Independentemente do tipo de parto (se vaginal ou cesariana), após o mesmo, a mulher vive um período muito intenso de adaptação do corpo e também emocional junto ao seu bebê, de modo que se preocupar com o corpo não deve ser uma prioridade e não é uma indicação médica retomar as atividades logo de início.

Passado o período do puerpério – período de adaptação com grandes mudanças hormonais – e após receber alta médica – geralmente por volta de 60 a 90 dias após o parto, a atividade física passa a ser uma grande aliada em diversos fatores.

Acompanhe abaixo três importantes tópicos que podem auxiliar as mulheres na recuperação do pós-parto e na retomada de diversas atividades do dia a dia, usando a atividade física como ponto de partida:

Atividade controlada

É fundamental que a atividade física no pós-parto seja bastante controlada, de modo a não prejudicar a amamentação.

A indicação é realizar exercícios leves, que auxiliem na retomada da flexibilidade e da força dos diversos grupos musculares, especialmente os músculos da região do abdômen e pélvicos, recuperando de modo gradativo a condição física que foi perdida durante a gestação.

Alívio da ansiedade e do estresse

Muitos estudos apontam que a atividade física auxilia na liberação neurotransmissores como dopamina, serotonina e endorfina, que auxiliam na redução de sintomas relacionados a ansiedade e ao estresse.

O momento do parto é muito intenso e provoca muitas emoções, mas sabe que no pós-parto existe uma baixa hormonal muito grande que provoca sintomas relacionados ao estresse, bem como a rotina cansativa de cuidados com o bebê também.

Neste caso, praticar uma atividade física leve e bem orientada pode auxiliar a mulher a reduzir os sintomas negativos e melhorar sua autoestima, auxiliando na melhora da relação consigo mesma, agora mãe.

Atividade física orientada

Para alcançar os resultados relacionados a melhora da condição física e alívio emocional é válido reforçar a importância da boa orientação.

Um profissional de educação física poderá auxiliar orientando os melhores exercícios e dosando cargas para o momento, de modo que, gradativamente a mulher possa ir buscando novos objetivos e adquirindo condicionamento igual ou melhor do que antes da gestação.

Por fim, é válido ressaltar que muitas mulheres relatam sobre a falta de tempo para a atividade física após a maternidade e por isso, é importante contar com rede de apoio e/ou escolher espaços ou academias que aceitem a atividade e a relação mamãe-bebê, de modo que a mesma consiga retomar a sua rotina de exercícios novamente, melhorando o condicionamento físico e emocional no pós-parto e puerpério.

 

ELISA DENARDI TESSARO

 A importância da atividade física no pós-parto

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *