12/05/2020

O treinamento funcional é um método que faz integração entre diversas capacidades físicas (força, resistência, velocidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, agilidade) e o intuito dessa prática é deixar o indivíduo apto para realizar atividades diárias com mais autonomia e segurança.

Sabemos que a população idosa está aumentando nos últimos anos e a tendência nos próximos é aumentar ainda mais. Devemos olhar como será a condição dessas pessoas, como estarão daqui 10, 20, 30 anos. Precisamos pensar na qualidade de vida desse grupo, pois não basta termos longevidade se não tivermos qualidade de vida.

O processo de envelhecimento traz uma série de mudanças, muitas delas inevitáveis. Consequentemente podem surgir algumas alterações, seja fragilidade, limitações físicas, equilíbrio, perda de autonomia e dependência do idoso.

Embora saibamos que é algo natural, podemos amenizar ou até mesmo reverter parte dessas limitações com exercícios que trabalhem resistência cardiovascular, força, equilíbrio, dentre outras valências físicas.

Os benefícios do treinamento funcional nessa faixa etária são inúmeros. Pode-se desenvolver ou aprimorar movimentos básicos como andar, correr, agachar, puxar, empurrar, arremessar, subir e descer, dentre outros que são muito utilizados no cotidiano.

Na prática, o treinamento será montado conforme o nível de condicionamento físico, levando em consideração o histórico de atividade física, histórico de saúde, objetivos, necessidades e principalmente as limitações físicas.

Conforme dito acima, o treinamento funcional para idosos tem como objetivo deixá-los aptos para as atividades do dia-a-dia, para que eles possam trabalhar suas limitações, conservar as capacidades existentes e recuperar parte das que foram perdidas. Assim, os exercícios servem como manutenção da saúde e funcionalidade do corpo humano.

Um programa de exercícios físicos na terceira idade traz benefícios desde a prevenção de doenças até a prevenção de acidentes, resultando em melhoria da qualidade de vida, com muita mais segurança e autonomia na terceira idade.

Para finalizar, levando em consideração o momento que estamos passando com a COVID-19, sabemos a importância da prática regular de exercícios físicos, ainda mais para grupos de riscos. 

A prática regular ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, manter-se saudável, redução do estresse e ansiedade, além de prevenção e controle de doenças metabólicas. 

Procure um profissional capacitado que possa lhe auxiliar nesse momento, seja com aulas presenciais (tomando todas as medidas de prevenção) ou online para sairmos muito mais fortes dessa situação!

ANA CARLA RIBEIRO
CREF: 025241-G/PR

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *