29/04/2016

Com o frio se aproximando é normal sentirmos maior dificuldade para realizar atividades físicas, principalmente na corrida de rua onde ficamos expostos ao ambiente, porém, o frio não pode e não deve atrapalhar seus objetivos e muito menos, ser uma desculpa para você deixar de lado seus treinos.

Sendo assim, acompanhe abaixo algumas dicas importantes para manter os treinos nos dias gelados:

Aquecimento

Em uma ocasião normal, com clima agradável já muitas vezes deixa-se de lado o alongamento e no inverno deve-se tomar ainda mais cuidado com estes exercícios, pois é muito importante para o funcionamento adequado de seu corpo, onde o mesmo necessita desse período para entender e se “preparar” para o estímulo do treino.

Vestuário

Antes de iniciar seus treinos procure usar roupas que permitam a troca de calor com o ambiente.

Nada de exageros com casacos, existem vestimentas especificas para correr no frio. U

ma boa opção é usar camisetas, shorts térmicos e/ou jaquetas quebra-vento, que você pode usar sobre as outras roupas e, caso sinta calor, são mais leves para amarrar na cintura ou carregar (que não é o mais indicado).

Pré-treino

Muitas pessoas não sabem que manter uma rotina antes dos treinos ajuda na hora de sair da cama e de encarar o frio em horários menos propícios, além de já fazer parte de uma preparação inicial para o seu corpo responder aos estímulos que lhe serão cobrados quando iniciar a atividade.

Uma alimentação rica em carboidratos e proteínas é fundamental para a recomposição muscular, inclusive no frio. Incluí-los em sua dieta, antes dos treinamentos, fará com que você tenha mais disposição e energia para correr em temperaturas mais baixas.

Para os minutos que antecedem a sua corrida, use alongamento e aquecimento como forma de preparar a sua musculatura e articulações para o exercício.

Inicie com pouca intensidade, para ativar a circulação sanguínea, e sem ir além de seu limite da flexibilidade, para não provocar possíveis lesões.

Proteções

Com simples cuidados devemos proteger a pele, é recomendado, o uso de protetor solar e labial, pois o vento gelado pode danificá-la e deixá-la muito sensível, fazendo assim com que seu rendimento seja prejudicado e você tenha um desgaste durante seus treinamentos e competições.

É bom ficar atento a regiões periféricas, como a cabeça, as mãos, as orelhas e os pés, pois os mesmos precisam estar aquecidos, para não comprometer a sua performance.

Hidratação

Como citado anteriormente o ar frio pode ressecar ou rachar os lábios e dificultar a respiração, por esta razão, é necessário manter-se (ainda mais) hidratado e beber muita água antes, durante e após a corrida.

Você pode optar por líquidos não-açucarados e frutas, que são ricas em água, vitamina e minerais.

Além de hidratar, elas sempre ajudarão na integridade da pele.

 

Fique atento a estes simples cuidados e bons treinos!

 

DOUGLAS TESSARO

CREF 021608-G/PR

Compartilhar

Um comentário em “5 Dicas para correr no frio”

  1. Obrigado por essas excelentes orientações.
    Este fim de semana já posso começar a corrida, bem leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *