10/09/2015

O corpo humano funciona de tal forma que para cada vez que acontece um movimento os músculos são ativados através de sinais que são emitidos pelo Sistema Nervoso Central e também é importante saber que para cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função especifica e diferente.

Tendo como base a proposta de através de diferentes movimentos ativar vários músculos do corpo de forma íntegra, valorizando o fortalecimento do centro do corpo (abdômen, oblíquo, lombar, reto femoral, glúteos, adutores e outros) foi criado uma nova metodologia de condicionamento físico, que hoje é conhecida como Treinamento Funcional.

O treinamento funcional foi criado nos Estados Unidos e vem sendo muito bem aceito no Brasil, ganhando inúmeros praticantes, pois, através de diversas atividades este tipo de treinamento é dinâmico e motivador uma vez que foge dos estilos tradicionais de fortalecimento e condicionamento físico.

Outra curiosidade sobre o treinamento funcional é que os exercícios acontecem de forma bastante intensa e por este motivo os treinos não são excessivamente extensos, o que auxilia no mantimento das pessoas praticantes, uma vez que, sabe-se que atualmente a vida das pessoas é bastante corrida e algumas pessoas possuem dificuldades em se organizar para praticar exercícios físicos.

Os exercícios podem ser realizados com o próprio peso corporal e a medida que o aluno evolui, deve-se aumentar os desafios, aumentando a intensidade dos exercícios. É possível também complementar os treinos com acessórios como bosu, colchonetes, mini trampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, pneus e outros materiais alternativos.post-o-que-e-treinamento-funcional

Pode-se dizer que os objetivos desse método de exercício representam a volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, rastejar, girar, lançar, saltar, dentre outros e é aí que está o dinamismo deste tipo de treinamento, pois, é preciso que o profissional seja bastante criativo e saiba explicar aos seus alunos sobre a orientação de cada exercício e o funcionamento de cada gesto motor.

Acompanhe a próxima postagem onde irei comentar um pouco mais sobre os benefícios do treinamento funcional. Você conseguirá perceber que esta nova metodologia de treinamento pode ser mais uma forma de sair do sedentarismo e melhorar a sua qualidade de vida de forma bastante agradável e em um curto espaço de tempo.

 

DOUGLAS TESSARO

CREF 021608-G/PR

Compartilhar

Um comentário em “O que é Treinamento Funcional?”

  1. Pingback: Você conhece os benefícios do treinamento funcional? | Douglas Tessaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *